quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Raça X Nacionalidade (35)

Recentemente, um caso ficou famoso: Mayara Petruso, jovem brasileira, 21 anos, postou uma mensagem no twitter que causou muita polêmica: "Nordestisto não é gente; faça um favor a SP e mate um nordestino afogado". Não sem razão, Mayara tornou-se uma espécie de símbolo do preconceito/racismo no Brasil.

Como mostra a matéria do iG que postamos logo acima, a jovem hoje está fora de suas atividades universitárias e é piamente rejeitada pelo pai, que diz sentir vergonha - esse filme já foi visto diversas vezes - e que nunca teve um relacionamento bom com a jovem.

Mas voltemos à mensagem de Mayara: "mate um nordestino afogado". O que mais causou a indignação para com tal mensagem, e que fez o ministério Público ir atrás dela: a ofensa em si, o incentivo à matança ou o fato de ela ter citado os nordestinos?

Raciocinemos um pouco: se ao invés de nordestinos ela citasse 'negros', enfrentaria problemas? sim, talvez até maiores. Se tivesse dito 'homossexuais', o que aconteceria? Provavelmente o mesmo. E se ela dissesse 'argentinos'?...

Mayara se tornou, na verdade, uma espécie de mártir do preconceito regional no Brasil. Porém, ela não é única. Ande pela capital paulista, ou por qualquer cidade grande do Sul do Brasil, e você ouvirá coisas muito semelhantes ao que ela disse.

Enquanto isso, outras pessoas dizem impropérios semelhantes contra argentinos pela internet, e nada acontece.

Aqui está o link para um video já postado anteriormente em nosso blog. Nele, você encontrará uma mensagem da usuária Ana Clara. Em seu perfil, vemos Ana dando como cidade natal "Bruxelas - Bélgica" (!) e dentre seus poucos videos favoritos, estão três com referência à Dinamarca (!!), inclusive o hino local.

Ela diz o seguinte: "A FAVOR DO BRASIL ABRIR AS COMPORTAS DE ITAIPU. ARGENTINA VAI VIRAR ATLANTIS".

(A exceção de "Argentina / Nordeste", há diferença entre tal e a mensagem de Mayara Petruso?)


Este blog foi, então, conversar com Ana para saber sua opinião e o porquê de tal postagem. Confira a 'conversa
' via YouTube:


Ana respondeu todas as vezes rispidamente, culminando num "foda-se". Além disso, afirmou textualmente que "não tem preconceito contra nenhuma nacionalidade", exceto com "a gente que fala mal de seu país", e inclui, além dos argentinos, os espanhóis nesse barco "anti-Brasil". Ela, ainda, alegou que postou tais ofensas para os "argentinos que a insultaram primeiro".

Verificando os comentários do video, sim, é perceptível que houve argentinos que prostraram ofensas, mas é importante ter em mente duas coisas: primeiro, o video se chama "Argentino de Merda" e mostra três brasileiros insultando um argentino em uma rodovia. Além disso, as mensagens argentinas, além de não conterem manifestações pró-crimes, não foram dirigidas a Ana mas aos personagens da patética cena.


Mas não, Ana Clara não é preconceituosa, absolutamente. Parece aquela máxima: "Eu não sou racista, mas não quero ver minha filha se casar com um negro"

Nenhum comentário:

Postar um comentário