quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Isso é Jornalismo? (62)

Um dos exemplos mais claros e irrefutáveis de como a imprensa brasileira -- e, em especial, a Rede Globo -- trata o assunto "Argentina" e "argentinos" da forma mais enviesada e até certo ponto maldosa.

Estampava a home do portal Globo Esporte a foto abaixo:

  Quais "torcedores"? Ah, tá... só podiam ser argentinos!
À primeira vista, obviamente todo mundo iria concluir que se trata de uma "conduta" da torcida argentina, e que a Conmebol, por sua proximidade com a AFA, precisou intervir, correto?

Não é bem assim...

Seguem dois trechos esclarecedores (a matéria original pode ser lida aqui):

"No último dia 4, a Fifa anunciou punições a 11 federações nacionais, incluindo a CBF, multada em R$ 71,7 mil pela conduta de torcedores na partida entre Brasil e Colômbia, em 6 de setembro, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. Houve gritos homofóbicos  no confronto contra os colombianos, na Arena da Amazônia, em Manaus."

"A punição mais pesada foi para o Chile, reincidente em manifestações homofóbicas da torcida. Já sancionada pela Fifa anteriormente, a seleção não poderá disputar o duelo contra a Venezuela, no dia 28 de março de 2017, no Estádio Nacional de Santiago, sua casa tradicional. Além disso, terá que pagar multa de 65 mil francos suíços (R$ 233 mil)."

Mas, afinal, se são 11 seleções, incluindo a brasileira, e a "pior punição" foi para os chilenos, por que o site estampou uma foto de torcedores argentinos?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário