quarta-feira, 23 de julho de 2014

Off-Topic (13)

“Se a Teoria da Relatividade estiver correta, a Alemanha afirmará que sou alemão, a Suíça dirá que sou cidadão suíço e a França me chamará de cidadão do mundo. Mas se ela fracassar, os franceses me chamarão de suíço, os suíços de alemão e os alemães dirão que sou judeu.”
(Albert Einstein)

Terminada a Copa do Mundo, é hora de fazer um balanço do torneio. Dentro de campo, temos pouco a apontar: o título ficou em ótimas mãos, e os selecionados de Argentina e Brasil, que começaram com imagens opostas, terminaram também vistos de maneiras diferentes. Mas ambos derrotados.

De acordo com a linha proposta pelo nosso blog, iremos nos focar na parte de fora dos gramados, mais precisamente com relação às torcidas e aos povos que se fizeram presentes nesse mundial.

Como já apontado pelo sociólogo Ronaldo Helal em postagem anterior, se agravou ainda mais a rivalidade Brasil e Argentina. Se, do lado brasileiro, isso sempre foi bastante aflorado, da parte dos argentinos a “surpresa” com a torcida contra dos brasileiros em TODOS os jogos fez aumentar o sentimento – ainda que os brazucas sigam abaixo dos ingleses na “preferência” dos Hermanos.

Entretanto, como costumamos dizer aqui, essa rixa está indo cada vez mais “muito além do futebol”.

Muitos foram os relatos indignados de brasileiros ao comentar sobre os argentinos, seja por seu comportamento nos estádios durante os jogos ou pela sua presença fora deles, naquilo que a imprensa oportunamente batizou de “invasão” antes mesmo da chegada dos vizinhos.

Pessoas me disseram, mais de uma vez, que ficaram profundamente irritadas.  Um amigo próximo me disse: “o que vi, li e ouvi deles, é digno de asco”. Outra amiga, lamentou: “tentei gostar dos argentinos, mas não consegui”. E uma colega de trabalho decretou: “ficou provado como o povo argentino é &#%$@”.

Não se pode dizer que seja incompreensível. Houve, mesmo, motivos que em certa medida explicassem esses sentimentos.

Na partida entre Argentina e Bósnia, no Maracanã, dois argentinos foram presos após realizarem ofensas de cunho racista. No mesmo jogo, um grupo de argentinos pulou um muro no estádio indo a um setor para o qual não tinha ingresso. Em outro jogo, em Porto Alegre, um grupo bateu em um brasileiro e roubou-lhe a entrada.

Argentino imita macaco para fotógrafo brasileiro
Tivemos, também, inúmeros casos de brigas dentro dos estádios, muitas delas motivadas e iniciadas por argentinos, além de vandalismo nas arenas. Fora dos limites dos jogos, houve muitas reclamações dos brasileiros quanto à presença de argentinos nas praias do Rio de Janeiro, sem contar casos referentes ao trânsito e ingressos.

Por fim, os comentários racistas na internet, ofendendo brasileiros após a derrota argentina na final.

Em suma, foram muitas e variadas situações desagradáveis que infelizmente tiveram argentinos como protagonistas. Em nenhum momento questionamos isso, tampouco estamos fazendo defesa de tais atos.

Vocês tratam os argentinos como coitadinhos, uns santos”, dizem alguns. “Vocês escondem casos de ofensas e agressões da parte deles”, nos acusam outros. Há, ainda, quem nos cobre a cada MERDA que um argentino faça, como se nós tivéssemos responsabilidade e autoridade por outras vidas além das nossas próprias.

Não, absolutamente não.

O outro lado

Aqui, nosso objetivo não é mostrar que os brasileiros foram os maiores responsáveis por coisas ruins no mundial: nosso objetivo – como, aliás, é o objetivo geral deste blog, literalmente alternativo em terras brasileiras – será o de expor o outro lado da história, onde argentinos foram submetidos a situações vergonhosas, e a “grande mídia” (bem como as mídias covardes) não fez NENHUMA questão de mostrar.

Esse ódio que muitos brasileiros têm de argentinos vem da imprensa e da publicidade, em grande parte, e é transmitido por gerações. Assim, chega-se ao ponto de se odiar uma pessoa simplesmente por conta de sua origem, sem jamais tê-la conhecido. Aí, quando acontece uma Copa do Mundo no “seu” país e muitos daqueles que você odiava sem saber exatamente por que razão vem e aprontam, você se sente aliviado: “eu não falei?! eles são assim mesmo!!!”.

Daniel Cassol, brasileiro, gaúcho, escreve para o excelente site Impedimento. No texto “O que deu pra ver da final?”, contou que “Houve provocações e xingamentos dos dois lados, é bom que se diga. Lá pelo segundo tempo, com a cerveja emprestando valentia, houve prenúncios de brigas e alguns safanões. (...) fiquei prestando atenção no comportamento dos brasileiros presentes no Maracanã. Foi raivoso na maior parte do tempo (...). Ofensas gritadas com o fígado. Um comportamento besta”.

Ele ainda narrou uma história no mínimo curiosa: “No sábado, uma argentina moradora do Rio de Janeiro me contava que tentou levar o filho para assistir a uma partida da Copa com o colega de escola, brasileiro. “Não vejo jogo com argentinos”, foi a resposta.”. Alexandre Peniche, brasileiro, carioca, trabalha para uma das empresas parceiras da FIFA. Em e-mail ao blog, contou o que viu: “Vi 3 jogos da Argentina nos estádios. Vi brigas entre argentinos e brasileiros nos jogos que fui, mas devido a provocação mútua. Em momento algum brasileiro ou argentino partiam pra cima”.

Briga entre argentino e brasileiro na praia de Copacabana
Sebástian Bezzo, argentino, residente em São Paulo, em e-mail ao blog contou que assistiu à finalíssima na Fan Fest local: "Eu era um completo intruso! 99% dos presentes eram brasileiros, e uns 96% torciam pela Alemanha: camisas, bandeiras, caras pintadas, vuvuzelas, etc. Não podia acreditar! (...) A hostilidade foi constante e a alegria pelo gol alemão foi inusitada. (...) Houve muitas provocações e comentários nada agradáveis."

Merisa Piras, brasileira, carioca, foi voluntária durante a Copa do Mundo no Maracanã. Em depoimento em sua página pessoal, disse: “Vocês não tem ideia do que eu vi estes caras [argentinos] aguentarem de provocação ontem no Maracanã. Fiquei com vergonha de ser brasileira por causa de alguns brasileiros. (...) Xingaram, chamaram pra briga e eles ficaram na deles. (...) E quero agradecer a dois argentinos que vieram ao meu socorro após eu ser quase agredida fisicamente por um bêbado brasileiro que teimava em entrar na fila preferencial”.

Acreditar que argentinos tenham sido responsáveis solitários por brigas e confusões nos estádios é, acima de tudo, desonesto (como desonesto seria afirmar que é “tudo culpa dos brasileiros”). Ao longo da Copa, houve diferentes relatos de agressões de brasileiros a argentinos durante as partidas.

Neste vídeo, da BBC Brasil, é possível perceber que argentinos são agredidos na semifinal, diante da Holanda. Neste outro, temos dois argentinos, sozinhos, sendo ofendidos e posteriormente atacados por um grupo de brasileiros nos corredores do Maracanã, dia da Final. No duelo entre Argentina e Bélgica, em que um grupo de argentinos bateu em um brasileiro, ficou provado que o torcedor da seleção brasileira atirou um copo de cerveja nos argentinos iniciando a confusão. Houve, também, esse relato de pai (64 anos) e filho (32), agredidos por torcedores brasileiros no jogo Argentina X Bósnia.

Pai e filho argentinos agredidos no Maracanã
Mais preocupante, porém, são as situações que aconteceram fora dos estádios, o que torna as ofensas e ataques inexplicáveis.

O alpinista Pedro Hauck, de Curitiba, conta em seu blog que estava caminhando pelas ruas da cidade com uma amiga argentina quando, ao perceber que eles estavam falando castelhano, um transeunte se aproximou e xingou-a de "puta", em seguida chamando-o para brigar.

Tivemos de tudo: um homem (brasileiro!) sendo assassinado porque trajava camisa da seleção argentina durante Brasil X Alemanha em Minas Gerais; um argentino baleado em bar de Porto Alegre; outro tendo os dedos da mão quebrados porque empunhava a bandeira de seu país, em Belo Horizonte; uma jornalista argentina empurrada e xingada no Rio, e o carro de um hermano sendo apedrejado em Brasília.
 
Comentários em cada uma dessas notícias afirmavam que os argentinos "sem dúvida mereceram", outros diziam que eles "devem ter provocado" ou que "argentino bom é argentino morto". O jornalista brasileiro Guga Chacra escreveu em seu twitter, após a vitória da Alemanha: "lamentável e deprimente a quantidade de tweets racistas contra os argentinos, inclusive de formadores de opinião".

Até que chegamos ao cúmulo de ver mexicanos espancados por serem “confundidos” com argentinos, na semana passada.

Diante de tudo isso, só podemos, pois, dar graças a Deus: Ele não permitiu uma final Brasil e Argentina.

A César o que é de César

O jornalista brasileiro Daniel Oticica, do blog “Argentina, etc”, aponta que a mídia argentina criticou bastante a realização da Copa do Mundo no Brasil, afirmando que “Lidera a lista [de argumentos] a morte violenta de 2 argentinos, figuras públicas na Argentina, ligados diretamente ao ambiente do esporte. Soledad y "El Topo" foram vítimas de fatalidades, produto da combinação de violência social e de trânsito”.

“El Topo” era o apelido de Jorge Luiz Lopez. O jornalista argentino, de 38 anos, morreu em um acidente de trânsito em Guarulhos: o taxi que o levava foi atingido por um veículo desgovernado, que era conduzido por criminosos em fuga, perseguidos pela polícia. Dois dos três personagens eram adolescentes. A esposa de Lopez relatou erros e omissões no atestado de óbito.

Soledad (cujo nome completo era Maria Soledad Fernandez) – e outros dois colegas, também argentinos – morreu em outro acidente de trânsito, em Minas Gerais: a jornalista argentina, de 26 anos, faleceu quando o carro no qual ela estava capotou e caiu numa ribanceira de cerca de seis metros. Segundo foi apurado, o veículo de Soledad foi atingido por trás por outro automóvel, com intenção de roubo. Não houve préstimo de socorro.

O carro que atingiu o veículo da argentina seria encontrado pela polícia quilômetros depois, num posto de gasolina. Os dois homens que estavam dentro do Golf alegaram que foram atingidos por um caminhão. Eles já tinham passagem pela polícia. Foi feita a perícia e comprovou-se que era mesmo aquele o carro que causou o choque que vitimou os jornalistas.

Houve, ainda, registro de outros dois acidentes em estradas brasileiras envolvendo argentinos: num deles, ocorrido no Paraná, uma van que levava uma família de argentinos foi atingida por um veículo que tentava fazer uma conversão perigosa. Segundo a motorista do carro, ela “não viu a van”. Dessa vez, felizmente não houve vítimas fatais, ainda que seis pessoas tenham ficado feridas.

Família argentina que teve a van atingida por motorista brasileira
No outro, que aconteceu no Rio Grande do Sul, um Fiat Uno, carro dos argentinos, bateu na traseira de um trator (absolutamente proibido em estradas!) durante a madrugada, causando a morte de um dos passageiros e ferimentos graves nas outras duas pessoas que estavam no veículo.

Como visto, TODOS os quatro acidentes foram causados por motoristas brasileiros. Seria, em alguma medida, justo que os parentes das vítimas acusassem “o povo brasileiro”?

A Copa teve 64 jogos: será que somente 7 tiveram problemas?

Um determinado jornalista, já citado aqui no blog algumas vezes e que é MUITO PIOR que o Galvão Bueno quando o assunto é a “rivalidade” com a Argentina, chegou a dizer que “turistas de TODOS os outros países vieram para torcer numa boa, MENOS os argentinos”. 

Uma covardia tremenda, para dizer o mínimo. 

Ele também falou que os brasileiros envolvidos em brigas foram atacados “a troco de ABSOLUTAMENTE NADA, no máximo um grito de pentacampeão”. Finalizando, afirmou que “não houve problemas EM NENHUM DOS JOGOS sem ser os da Argentina”.

Será, mesmo?

Que fique claro, novamente: não estamos dizendo que sejam inventados ou falsos os depoimentos. Aliás, lamentamos profundamente por quem tenha sido agredido, física ou moralmente, por algum argentino durante essa Copa. O que estamos falando é sobre as generalizações e, mais que elas, a total falta de vontade de conhecer outras possibilidades.

Em primeiro lugar, é importante lembrarmos que estádios de futebol não são ambientes onde se espera o melhor das pessoas: há muito passaram a ser locais hostis, de ofensas verbais, gestuais, e palco de agressões físicas.

Some-se a isso o fato de não haver qualquer espécie de divisão de torcida (fato absolutamente INÉDITO no Brasil e que NUNCA tornará a acontecer nem mesmo em jogos de campeonatos estaduais). Mais uma: lembrem-se que a FIFA OBRIGOU o governo brasileiro a LIBERAR a venda de bebidas alcoólicas dentro dos estádios, fato que é CONTRA A LEGISLAÇÃO!

Cristina Corso Ruaro, promotora de Justiça que atuou no plantão do Juizado na Copa em alguns jogos, afirmou que "Em todos os casos atendidos, constatou-se que os infratores haviam ingerido bebidas alcoólicas, o que resultou em condutas inconvenientes, que ferem o Estatuto do Torcedor e o Código Penal".

Como depoimento pessoal, posso falar somente sobre o jogo entre Argélia e Rússia. Nele, vi três argelinos serem presos, um por haver acendido um sinalizador após o gol da seleção argelina, e dois por terem lutado com os seguranças que vieram retirar o autor do disparo.

Mais próximo de mim, numa região da Arena da Baixada que parecia ser meio “vip”, em três momentos distintos foram vistas pessoas se levantando e xingando uns aos outros, até que viessem novamente os seguranças e os arrastassem – muitas vezes, era preciso dois ou três para conter os brigões.

Esses torcedores não eram nem argelinos nem russos: alguns usavam uma camisa amarela com detalhes verdes, outros trajavam roupas de diferentes cores, outros vestiam camiseta dos times locais.

Meu irmão foi ao jogo Austrália x Espanha e viu também diferentes focos de briga, até mesmo entre australianos e seguranças. Além disso, o já épico Alemanha 7x1 Brasil teve 17 detidos, e "em vários momentos ocorreram trocas de socos e chutes entre torcedores".

Portanto, em apenas três partidas isoladas, “100% de aproveitamento” em confusões, sem que nenhuma delas envolvesse argentinos.

Que coisa, não?!

O senso das proporções

De acordo com a lista divulgada pela Embratur, a Argentina foi o país com maior número de turistas vindo ao Brasil: quase 167 mil, no total. A massiva quantidade (esse número representa a soma do segundo e terceiro colocados na lista), o tempo de presença no país (a Argentina teve jogos 29 dias distantes entre si) e o número de cidades visitadas (foram cinco capitais, sendo duas partidas em SP e duas no RJ) já serve para se compreender que a quantidade de problemas será diretamente proporcional.

Briga entre espanhóis e brasileiros em Curitiba
No entanto, fazendo uma rápida e simples pesquisa sobre ocorrências policiais e afins nos jogos da Copa do Mundo de 2014, percebe-se que não houve apenas uma, mas várias nacionalidades envolvidas em situações lamentáveis. Dentro dos estádios e fora deles.

Vejamos.

Mexicanos, 5º colocados na lista com 40.5 mil turistas: no jogo contra a Croácia, houve briga generalizada; em outra partida, contra Camarões, torcedores invadiram um setor de vendas e roubaram cervejas; Na partida diante do Brasil, dois foram presos por agressões a policiais; e após a eliminação diante da Holanda, brigas nos arredores do estádioUruguaios (9ª posição, 35 mil visitantes) também se envolveram em várias situações nas partidas da Celeste: houve brigas no confronto do Uruguai contra a Itália; torcedores do país foram expulsos do estádio e houve muitos feridos em brigas nos corredores na eliminação uruguaia, contra a Colômbia.

Nessa mesma partida, colombianos (4º maior número de visitantes, 49 mil) foram presos por invadirem o estádio; no jogo diante da Costa do Marfim, um grupo foi preso após abordagem policial. Isso sem contar uma grave ocorrência durante os treinos da seleção do país. Os vizinhos chilenos (3º colocados em número de turistas, 54.5 mil) ficaram marcados pela invasão ao Maracanã, onde havia mais de 80 envolvidos. No jogo contra a Austrália, em Cuiabá, um torcedor foi preso ao soltar rojões. Ainda, quatro foram presos por uso de credenciais falsas.

Não foram somente latino-americanos (britânicos, 40.4 mil, franceses, 40 mil, e alemães, 35.6 mil, aparecem da 6ª à 8ª colocações no ranking de turistas, respectivamente): no Rio de Janeiro, houve vários focos de briga no jogo da França, resultando em policiais feridos e franceses presos. Tivemos dois alemães detidos por conta de briga em Brasília e um terceiro por vandalismo em Fortaleza. Vários torcedores da Inglaterra quebraram um corrimão do estádio de Manause no jogo de São Paulo houve um ataque racista a um compatriota.

Cada um dos países citados acima também teve nativos envolvidos em outros casos vergonhosos, fora dos gramados: mexicanos foram presos após assediarem sexualmente uma brasileira e outros por venderem ingressos falsos. Uruguaios invadiram o hotel onde a seleção estava e deixaram parte do patrimônio depredadoDois ingleses foram presos em Belo Horizonte ao aplicarem golpe em taxista e um dos chefes da máfia de ingressos era inglês. Um alemão foi detido por venda ilegal de ingressos em Belo Horizonte, e outros dois foram presos no aeroporto de Guarulhos ao roubar uma obra de arte.

Houve prisão de colombianos por pichação de prédios em Belo Horizonte, brigas e assaltos na capital mineira, além de venda ilegal de ingressos. Em algumas dessas vendas também estavam envolvidos franceses. Outro francês foi preso por porte de drogas e tentativa de suborno e antes de ontem houve uma prisão por pedofilia em Fortaleza. Já chilenos figuraram nas páginas policiais do país por furtos no Rio de Janeiro, em Campinas e em Brasília, além de um grave caso de estupro no Mato Grosso.

Há outras várias situações relacionadas às nacionalidades citadas e também a diferentes estrangeiros (inclusive vindos de países que não participaram da Copa), até mesmo de japoneses, que deram um fantástico exemplo de educação, mas que também se envolveram em confusões dentro e fora dos estádios.

Seria absolutamente covarde e torpe se alguém, baseado nessas informações, dissesse que “ficou com nojo de mexicanos”, passasse a não gostar de chilenos porque eles são criminosos...”, achasse que “os franceses não respeitam autoridades...”, considerasse provado que o povo inglês é isso”, os uruguaios aquilo, os colombianos tal coisa, alemães não sei o quê...

Isso não existe.

“As acusações pareciam tão excessivas que, com medo de cometer uma injustiça, fiquei em um estado de incerteza (...). Parecia, à primeira vista, que só uma parte dos judeus aprovava essas atitudes e que a grande maioria condenava aqueles princípios (...). Porém, mesmo que eu ainda tivesse algumas dúvidas, todas elas acabavam diante da atitude de alguns judeus. (...) Poderia haver algum problema em nossa nação em que pelo menos um deles não estivesse envolvido?”
(Adolf Hitler)

12 comentários:

  1. Estava olhando o blog e fiquei curioso que apesar do "além do futebol..." defendido aqui, mais de 70% dos casos relatados envolvem o esporte, em época ou não de Mundial! No mínimo curioso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Anônimo:

      Em primeiro lugar, obrigado pela leitura e por sua "navegada" no blog.

      No entanto, percebo que você deve ter visitado poucas postagens, ou então nossa matemática não bate: "Mais de 70%"?!?!??!?!?!

      São 472 postagens, com essa.

      Tranquilamente, posso dizer que mais de 200 delas NÃO FALAM de futebol em nenhum momento.

      "Mais de 70%"...

      Parei.

      Excluir
    2. Em tempo: "Mexicanos espancados por serem confundidos com argentinos" tem a ver com futebol, na sua opinião?

      Excluir
    3. Querido Blogueiro,

      Das últimas 10 postagens, 7 envolvem direta, ou indiretamente, o esporte (no colegial me ensinaram que levando em consideração o tamanho da amostra (10), os eventos (7) correspondem a 70%), por isso o dado. Mesmo considerando as publicações que teoricamente não envolvem "rixas" entre as duas nacionalidades, como o caso de "duetos" e "propagandas", como o do câmbio de moedas (uma nobre tentativa de mostrar que existe o "outro lado", mesmo ainda não conseguindo enxergar o primeiro, ignorando a parte futebolística) que teoricamente nem deveria entra, pois não se encontra nem em rivalidade, muito menos naquelas "muito além do futebol..."

      É óbvio que podia ser por causa da evento especial como o Mundial, ainda mais sendo realizado no Brasil, mas adiantando as páginas para uma época fora desse megaevento, naveguei quase insistentemente em links da Globo e SPORTV (como dissociá-los do futebol?).

      Continuo achando muito curioso, no mínimo....

      Excluir
    4. (Se identifique, se identifique!)

      Na aula de sociologia, ensina-se que "10" não é amostra de nada.

      No entanto, seguem algumas sugestões para o senhor(a):

      http://hermanosebrazucas.blogspot.com.br/2014/07/raca-x-nacionalidade-84_18.html
      http://hermanosebrazucas.blogspot.com.br/2014/07/muito-alem-do-futebol-92_21.html
      http://hermanosebrazucas.blogspot.com.br/2011/01/propagandas-37.html
      http://hermanosebrazucas.blogspot.com.br/2011/03/muito-alem-do-futebol-44.html
      http://hermanosebrazucas.blogspot.com.br/2013/12/raca-x-nacionalidade-69.html
      http://hermanosebrazucas.blogspot.com.br/2014/01/raca-x-nacionalidade-72_19.html
      http://hermanosebrazucas.blogspot.com.br/2011/07/raca-x-nacionalidade-45.html
      http://hermanosebrazucas.blogspot.com.br/2012/01/raca-x-nacionalidade-52.html
      http://hermanosebrazucas.blogspot.com.br/2014/01/raca-x-nacionalidade-72.html
      http://hermanosebrazucas.blogspot.com.br/2011/03/raca-x-nacionalidade-39.html
      http://hermanosebrazucas.blogspot.com.br/2010/02/raca-x-nacionalidade-16.html
      http://hermanosebrazucas.blogspot.com.br/2009/11/raca-x-nacionalidade-9.html
      http://hermanosebrazucas.blogspot.com.br/2009/11/muito-alem-do-futebol-15.html
      http://hermanosebrazucas.blogspot.com.br/2009/11/raca-x-nacionalidade-8.html
      http://hermanosebrazucas.blogspot.com.br/2010/12/raca-x-nacionalidade-35.html
      http://hermanosebrazucas.blogspot.com.br/2012/07/raca-x-nacionalidade-56.html
      http://hermanosebrazucas.blogspot.com.br/2013/12/muito-alem-do-futebol-76_30.html
      http://hermanosebrazucas.blogspot.com.br/2010/07/raca-x-nacionalidade-28.html
      http://hermanosebrazucas.blogspot.com.br/2013/09/raca-x-nacionalidade-66.html
      http://hermanosebrazucas.blogspot.com.br/2013/09/raca-x-nacionalidade-61.html
      http://hermanosebrazucas.blogspot.com.br/2013/04/isso-e-jornalismo-39.html
      http://hermanosebrazucas.blogspot.com.br/2013/03/existe-um-programa-de-tv-na.html
      http://hermanosebrazucas.blogspot.com.br/2012/09/muito-alem-do-futebol-64.html
      http://hermanosebrazucas.blogspot.com.br/2012/06/muito-alem-do-futebol-61.html
      http://hermanosebrazucas.blogspot.com.br/2010/03/muito-alem-do-futebol-25.html
      http://hermanosebrazucas.blogspot.com.br/2010/01/isso-e-jornalismo-14.html
      http://hermanosebrazucas.blogspot.com.br/2010/01/isso-e-jornalismo-13_20.html
      http://hermanosebrazucas.blogspot.com.br/2009/08/muito-alem-do-futebol-5.html
      http://hermanosebrazucas.blogspot.com.br/2009/09/madame-mim-nome-artistico-de-mariana.html
      http://hermanosebrazucas.blogspot.com.br/2012/02/muito-alem-do-futebol-59.html

      Excluir
    5. Sociologia é uma matéria de humanas, enquanto estatística é da área de exatas, não?! No momento, sem tempo para ler os links, mas quando tiver um tempo sobrando, voltarei e lerei todos!

      PS: Não tenho e-mail da Google. Na opção nome/URL, não aceitou meu e-mail como URL. O ideal seria postar através do Facebook, mas não tem essa opção. Enfim, postar apenas um nome não faria diferença, mas já que faz questão....(Michel Siqueira).

      Excluir
    6. Michel,
      Aproveitando sua sugestão, criamos agora o plug-in para comentários via facebook.
      Abraço!

      Excluir
  2. Excelente postagem. Alguns comentários a fazer: o primeiro parágrafo retrata claramente qual é a forma de proceder deste blog - imparcial e responsável.

    A rivalidade de fato se intensificou; o problema é que junto com esse fator também agravou-se o ódio.

    Se por um lado, argentinos extrapolaram todos os limites aceitáveis e cometeram várias barbaridades, por outro, brasileiros não se fizeram de rogados – na minha visão, especialmente quando de forma incrível e ao mesmo tempo inaceitável, venderam uma imagem de que só vieram ao Brasil argentinos bandidos, vagabundos e aproveitadores.

    É certo que o turista brasileiro é um dos que gasta em outros países, entretanto, não custa lembrar que a Argentina foi o sexto país que mais deu lucro ao Brasil na Copa do Mundo. “Mendigos riquinhos esses, não?”, ironizou um amigo meu no sábado.
    Lamentável é que a partir dos episódios aqui narrados (e de tantos outros), infelizmente não há perspectiva de mudança, pelo menos até o momento em que alguma vítima de qualquer dos lados seja “suficientemente ilustre” – quando normalmente as autoridades se mobilizam para tomar atitude.

    Abraço a todos e desejo de paz.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. " entretanto, não custa lembrar que a Argentina foi o sexto país que mais deu lucro ao Brasil na Copa do Mundo"

      Foram os turistas que menos gastaram em proporção ao número que vieram. Logo, são, sim, algo como mendigos, e bem pobres, perto dos demais.

      Excluir
  3. O seu texto é one-sided por dois motivos:

    1- Coloca como se a hostilidade dos brasileiros contra os argentinos fosse criação da mídia e imotivada, ao passo que a hostilidade do argentino para com o brasileiro sequer é citada;

    2- Coloca dois ACIDENTES de trânsito , que nada tem a ver com xenofobia ou agressividade contra alguma nacionalidade, no meio da discussão. É uma falácia argumentativa grotesca, apenas para tentar provar um ponto forçando totalmente a barra.

    Curiosamente, o link do blog Impedimento que você pôs mostra VÁRIOS brasileiros, inclusive jornalistas, comentando impressionadíssimos com a agressividade dos argentinos. Está ali. Nos comentários.

    E quanto ao texto, importante ressaltar que o autor fala do preconceito argentino contra brasileiros sem nomea-lo, e hiperdimensiona um suposto caso de antiargentinismo de uma brasileira. Porque será?

    Enfim, é curioso que os relatos COMUNS de quem viu a Copa do Mundo são bem distintos dos da mídia politicamente correta (caso do Impedimento, que é um blog bem platinófilo - ou era, pq acabou) e de vocês, naturalmente, que santificam os argentinos e demonizam os brasileiros.

    Relatos de torcedores comuns, que não tinham nada contra a Argentina, não foram incitados pelo Galvão, etc, etc, etc. Apenas pessoas comuns, sem preconceitos, sem nada. Só queriam assistir a um jogo.

    Infelizmente, por mais que você tenta tapar o sol com a peneira e inventar uma realidade paralela, ela, a realidade "de verdade" sempre vai se sobrepor ao que você inventou.

    ResponderExcluir
  4. Comentário do jornalista Eduardo Cecconi, presente ali no blog .

    "Não houve espírito esportivo de quem veio para provocar, menosprezar e ofender, mas que em qualquer réplica partia para a violência. Só eles podem tirar onda, então? Quando eles fazem é engraçado, quando nós fazemos é proibido?"

    E ele antes disso ressalta que sempre foi admirador do futebol deles. Ou seja, não é uma "cria do Galvão" como vcs gostam sempre de dizer. É um jornalista e bem respeitado.

    Bem diferente do que você colocou ali.

    Enfim, a realidade sempre se impõe.

    ResponderExcluir