domingo, 5 de janeiro de 2014

Isso é Jornalismo? (50)

Na última semana, em São Paulo, aconteceu um torneio Challenger (algo como uma competição classificatória) de tênis. O brasileiro Guilherme Clezar e o argentino Guido Pella se enfrentaram.

Aconteceram algumas coisas: o jogo foi muito disputado; chegou a ser interrompido por falta de luz natural; o jogador brasileiro não gostou de uma marcação do juiz quando a partida já estava no tie-break do terceiro set, gritou e disse palavrões em espanhol; o jogador argentino foi embora de quadra sem cumprimentar o atleta brasileiro; o atleta argentino foi muito vaiado/xingado e mandou "beijinhos" à torcida.

Na matéria do SPORTV, que pode ser vista na íntegra aqui, vê-se os gritos de Clezar e a reação de Pella, ao final.

A chamada destaca: "Brasileiro grita com árbitro e argentino não o cumprimenta". O texto conta que "[Guilherme Clezarperdeu a cabeça ao se irritar com a marcação da arbitragem. Clezar gritou e esbravejou em quadra, e daí para frente não acertou mais". Sobre o argentino, diz: "Ao invés de cumprimentar o adversário, (...) Pella só agradeceu o juiz e saiu da quadra mandando beijinhos para a torcida, obviamente sob vaias."

O enfoque dado pelo portal Terra, no entanto, foi totalmente diferente. Leia a matéria na íntegra clicando aqui.

A manchete destaca: "Argentino elimina Clezar, provoca torcida e sai vaiado de quadra"

O texto em NENHUM MOMENTO cita a atitude do brasileiro; pelo contrário, fala que o jogador pediu atendimento médico - o que de fato aconteceu - e que ISSO IRRITOU o argentino: "antes de disputar o desempate, Guilherme Clezar pediu atendimento médico e acabou irritando o adversário. Com a retomada do jogo, Guido Pella foi implacável, garantiu a vitória e não quis sequer cumprimentar o brasileiro, deixando a quadra vaiado pela torcida."

Afinal, o que irritou o argentino? O brasileiro ter sido atendido pelo médico ou os xingamentos e gritos do jogador brazuca?

Quem sabe, o SPORTV (que tem aqui nosso reconhecimento pela maneira lúcida e imparcial como a matéria foi conduzida) e o Terra (que, uma vez mais, ao se dedicar a falar sobre tudo acaba trazendo notícias sem esclarecer fatos) viram duas partidas diferentes...

Um comentário:

  1. Uma matéria inventada dessas gera mais comentários ao Terra ;)

    ResponderExcluir