quinta-feira, 13 de junho de 2013

Isso é Jornalismo? (41)

Notícia bombástica do dia dos namorados: "Lionel Messi está sendo acusado de sonegação fiscal na Espanha". A acusação fala sobre valores de direitos de imagem recebidos entre 2006 e 2009.

Também uma notícia, a defesa de Messi: "Nunca cometemos infrações. Sempre cumprimos completamente as nossas obrigações fiscais".

O devido processo correrá, e vamos aguardar para ver o desfecho dessa história.

Acontece, porém, que a nossa "grande mídia", e uma empresa em especial, é master em distorcer e omitir fatos à revelia: o que for conveniente, seja falso, verdadeiro ou "pela metade", será usado.

Matéria de hoje, no famigerado GloboEsporte.com, tem a seguinte manchete: "Messi entra para lista que conta com nomes como Figo, Maradona e Eto'o". ("Poxa, que bacana!, seria algo relacionado a "ídolos do Barça"?) E a 'gravata' do texto diz: "Acusado de sonegação, craque do Barça é mais um a entrar na mira do fisco"

Maradona, sempre ele: só que o grandioso ídolo argentino já foi absolvido (!!!).

Mas nesse caso nem é esse o problema.

Além dos três nomes citados acima, o texto inclui os tenistas Boris Becker e Arantxa Sánchez, e ainda o pai (!?!) de Steffi Graff.

Se o propósito era mencionar futebolistas envolvidos com sonegação, e ainda houve espaço para citar atletas 'de outros esportes', por que nenhuma menção a brasileiros? "Nenhum brasileiro envolvido em qualquer coisa semelhante. Muito bom saber disso!".

Seria cômico se não fosse trágico.

Poderíamos aqui falar sobre outros casos relacionados a desvios de dinheiro ou evasão de divisas (e nisso teríamos pelo menos dois casos do exemplar Pelé e outro do tricampeão mundial 'de outro esporte' Nelson Piquet), mas já que a matéria se foca em "problemas com a receita" e "futebol", vamos também manter o foco.

Dois grandes ídolos brasileiros do esporte bretão se envolveram nas mesmas situações.

O primeiro foi o maior artilheiro da história do Maracanã.


Arthur Antunes Coimbra, o Zico, passou por fato semelhante quando foi jogar na Udinese, Itália: Contra Zico, pesaram duas acusações: sonegação de impostos e constituição ilícita de capital no exterior. O "Galinho" teve de pagar 600 mil liras à justiça italiana. Inclusive, a transferência do jogador à Udinese foi investigada (contrato subfaturado).

Zico foi absolvido, sim. Três anos depois.

O outro caso, esse mais recente, envolve o maior artilheiro da história das Copas.

Não se trata do terreno que Ronaldo Luiz Nazário de Lima, o "Fenômeno", comprou e teve problemas com aluguéis não pagos e construções ilegais. Trata-se de parte de uma ilha em Angra dos Reis em que Ronaldo não pagou o chamado "Laudêmio" (imposto que se paga à União pela ocupação de um terreno), de valor de R$ 500 mil.

O ex-jogador foi autuado pelo Fisco Previdenciário na 4ª Vara de Execução Fiscal do Rio de Janeiro.

Por que Zico não foi citado? Seria até mesmo interessante, falando que o brasileiro foi absolvido, que provou-se inocente.

Já sobre Ronaldo, não há dúvidas do porquê:


Em tempo: A empresa referida também tem suas dívidas - e que dívidas! - com o fisco.

2 comentários:

  1. Enquanto o processo não for sentenciado com todos os recursos cabíveis, não podemos tirar conclusões. Nunca esqueçam disso. Vou me lembrar quando sair a absolvição de Messi.

    Mas o que é para nos lamentarmos, de verdade, é mais esse típico caso de perseguição, por parte da "imprensa"; e certamente o fato de Messi ser argentino e ter o status de maior jogador de futebol do planeta, influenciam diretamente. Nos próprios ocorridos de Figo, e Eto'o, por exemplo, não foi dada a mesma "publicidade"...

    Agora, lançamos uma questão: o que "é pior", a inadimplência sem vergonha de Ronaldo ou a POSSÍVEL sonegação, tratando-se de Messi? E as recorrentes artimanhas de Pelé?

    Queria expressar a minha indignação, dizendo o quanto acho que a Globo é parcial, e sobretudo, nojenta. Mas aí me recordo que é chover no molhado.

    ResponderExcluir