quinta-feira, 7 de julho de 2011

Raça X Nacionalidade (45)

Há dois anos, justamente no primeiro post sobre racismo e afins, falamos sobre o estranho "contraatacar antes de ser atacado" que permeia o pensamento de muitos brasileiros.

Na ocasião mencionada, comentamos uma declaração do volante Ramires, jogador da Seleção Brasileira, antes da primeira partida da final da Libertadores da América, contra o Estudiantes de La Plata, tradicional time argentino. Ramires comentou que havia sofrido ofesnsas racistas em Porto Alegre, ao enfrentar o Grêmio, e disse: "na Argentina com certeza será igualzinho", e ameaçou dizendo para "eles (argentinos) se cuidarem no jogo da volta".

Agora, nos vemos diante de situação semelhante, mas não se trata de futebol, de Argentina ou da Copa América. Estamos falando da Copa Davis (torneio de seleções do tênis), que ocorre neste fim-de-semana. O Brasil irá enfrentar o Uruguai, na casa do adversário. Um dos atletas brazucas, que atende pelo apelido de Feijão (segundo a matéria, por causa da cor da pele (!) e do gosto pela comida), já tomou a frente:

- Com certeza, se eu estiver jogando a dupla, eu tenho que me preparar porque vão me chamar de macaco. É óbvio uma coisa dessas.

Esperamos que Feijão esteja errado. Mas, se estiver, não haverá nenhum destaque, é claro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário