segunda-feira, 5 de julho de 2010

Isso é Jornalismo? (23)

No post passado, mostramos aqui um texto que falava de união e identidade dos povos latino-americanos. Esse é o objetivo, e a realidade, de quem estuda um pouco a história deste continente: todos os países foram cruelmente explorados.

Porém, ao invés de enxergar a situação dessa forma, parece que o desprezo pela "América Espanhola" (termo falacioso e difundido no Brasil apenas para 'nos' separar dos países falantes de espanhol) é que toma conta de muitos setores da sociedade brasileira.

Um exemplo claríssimo é a ofensiva "reportagem" feita pelo canal SPORTV (pertencente à Rede Globo, sempre é bom lembrar), para comentar a boa campanha da seleção praguaia nesta Copa.


E, abaixo, podemos ver a resposta de Ramonita Vera, um dos ícones desprezados pela matéria veiculada pela emissora. Percebam que em nenhum momento Vera fala da reportagem em tom desabonador ao Brasil: ela reprova a atitude da pessoa que a fez, da emissora que a veiculou.



Já passou da hora de tolerarmos "piadas" extremamente preconceituosas sobre os paraguaios falando das "falsificações", etc, como fossem o retrato de um povo.

Duas coisas são importantes lembrar: a grande maioria dos 'clientes' de Ciudad del Este são... brasileiros! E, além disso, a pobreza daquele país advém da triste Guerra do Paraguai (1864-1870), quando Brasil, Argentina e Uruguai, juntos, destruíram aquela que era uma das maiores potências mundiais.

Novamente, a história sendo esquecida.

Um comentário:

  1. Agora, nós brasileiros temos que sentir vergonha disso, já que nos orgulhamos de fatos menores - do que ofender uma Nação vizinha.

    Essa emissora é responsável pela vergonha nacional frente ao mundo.

    Vergonha.

    ResponderExcluir