sábado, 5 de junho de 2010

Raça X Nacionalidade (25)

Uma notícia que li esses dias: estudante africana (de Guiné-Bissau) é agredida fisicamente e sofre insultos racistas em Universidade na Paraíba. O agressor, um homem, depois de chutá-la chamou-a de "negra-cão". Na delegacia, o autor foi liberado e a delegada não enquadrou o fato como racismo. Dias depois, a justiça local afastou-a do cargo, corretamente.

Outra nota igualmente chocante foi a da descoberta de bolivianos que eram mantidos como escravos em São Paulo, numa fábrica de tecidos. Porém, pior ainda é saber que desde 2007 (!) havia relatórios indicando que trabalhadores oriundos da Bolívia estavam "vivendo" sob esse regime: mais de 12 mil pessoas.

//

Por mais 'patriota' que se seja, é difícil entender como ainda se vela a existência da xenofobia no Brasil. Como já discutimos aqui diversas vezes, tentar afirmar que a xenofobia não existe é uma distorção muito grande da realidade. "Ah, mas tem diversos estrangeiros em posições privilegiadíssimas", etc.

Não confundamos: para haver preconceito não é necessário que haja discriminação. Esta é a consequência daquele, e não o contrário.

Citamos os casos acima para ilustrar nosso pensamento com ações reais, pois muitas vezes é a falta de tais exemplos que contribui para que o preconceito 'nacional' seja ignorado ou até mesmo negado.

Longe de dizer que as cenas que iremos retratar agora sejam equivalentes às supramencionadas, mas precisamos pensar no seguinte: a posição do argentino (branco, com educação formal avançada) que vive no Brasil é, (in)felizmente, muito mais privilegiada que a dos afro-descendentes e dos outros latino-americanos - exceção feita a chilenos e uruguaios, somente.

Isto posto, as situações a seguir não podem ser ignoradas. Todas são (acredite se quiser) reais.

1) Numa churrascaria (rodízio), o garçom oferece à mesa ao lado o famoso "Filé argentino". O casal que ali estava aparentava ter mais de 60 anos. Após recusarem a carne e verem o funcionário se afastar, o homem disse à esposa: "carne de argentino não presta".

2) Numa loja de cds, o cliente com o funcionário, perguntando sobre determinado produto. O funcionário comentou que não tinha o referido, mas que tinha em mãos um outro - do mesmo artista -, e frisou: "esse foi gravado na Argentina". O cliente de pronto respondeu: "bem, esse é um bom motivo para não comprar".

3) Há alguns anos, a Argentina passou por imensa crise, e foi tanta que houve falta de comida para todos. Houve distribuição de sopas, especialmente para moradores de rua, e podíamos ver filas e mais filas na televisão. Na mesma época, o cartunista Quino (criador da Mafalda) esteve na cidade e um site local importante colocou a seguinte manchete: "Haverá distribuição de sopa também?"

4) Video do Youtube - com o título ARGENTINO DE MERDA -, já retirado do ar, mostrava um grupo de três brasileiros num carro, numa estrada, avistando um veículo à frente com placa da Argentina. Um dos passageiros grava e o veículo passa, em aalta velocidade, ao lado: o motorista grita: "Aí argentino de merda, chupaaaaaa"

5) No dia seguinte à última partida entre Brasil e Argentina, pelas eliminatórias da Copa de 2010 numa igreja cristã (!), um senhor de idade abraça uma criança de uns 8 anos, dizendo: "viu que legal? os nojentos perderam!"

6) Num show da banda "The Beats" (argentinos), considerada e premiada como a melhor cover dos Beatles no mundo todo, pelo módico preço de R$ 30 (bastante baixo para a qualidade do espetáculo e mais ainda se comparando com a média geral), uma pessoa diz a outra: "Ainda bem que tá barato, né? já pensou pagar cemzão pra ver argentino?!"

7) Em 2007, a Argentina esteve coberta de neve. Foi uma das maiores tragédias naturais da história do país. Falta de água e energia elétrica. Mortes. E poucas não foram as pessoas que disseram: "um castigo para a arrogância" ou que falaram "muito bom esse país hein?", esquecendo que a natureza está acima de tudo. Infelizmente, o Brasil seria afligido, no ano seguinte, pelas gravíssimas tempestades em Santa Catarina.

8) Numa escola de inglês, havia um aluno equatoriano. Infelizmente, o mesmo era acostumado a fazer reclamações, e mais de uma vez chegou a requisitar revisões de prova, e outras questões burocráticas. Certa feita, um professor escutou a colega dizer: "É, aquele argentino". A pergunta-resposta foi: "mas ele é equatoriano, não?". E a tréplica: "Sim, mas é que como a gente não gosta dele, o chamamos de argentino".

9) Na mesma escola, havia uma atividade que trabalhava com comparativos e superlativos. O exercício pedia que você apontasse qual a forma do adjetivo na frase: "Argentineans are more arrogant than Brazilians". À frente, mais um exemplo: "Brazilians are more intelligent than Argentineans".

10) No dia da partida entre Argentina e Alemanha pela Copa de 2006, na cantina de uma universidade havia dezenas de pessoas, e uma televisão ligada no jogo. Obviamente, todos torciam pela Alemanha. Um aluno da Instituição entrou no local, vestindo um agasalho da seleção argentina. De cara, sofreu grave vaia. Minutos depois, 1 a 0 para a Argentina, e poucos não foram os que - mesmo não o conhecendo - o xingaram (não falo de 'brincadeiras esportivas'), mandaram-no "se mudar pra lá" e até mostraram dinheiro da carteira.

Um comentário: