terça-feira, 3 de novembro de 2009

Isso é Jornalismo? (7)


Novamente, a Rede Globo tem destaque negativo em nosso blog.

Justamente por ser a emissora de maior alcance (estima-se que 98% do território brasileiro tenha 'sinal' da TV) nacional, é a que tem mais poder; e justamente por ser a de maior força político-econômica, é ela também quem -mais- dita as regras nos padroes culturais e intelectuais no país.

A visão ufanista -que consiste em aumentar características positivas- do esporte impregnada à empresa é geralmente a que mais gera críticas. No entanto, há também outro fator que coloca não só a TV mas todos os outros veículos da organização em descrédito: a omissão de fatos.

Pois isso acontece quando a página de esporte do portal Globo.com cita que "Villeneuve visita túmulo de Ayrton Senna e se emociona com homenagem".

Mas o que há de errado? O campeão mundial de Fórmula 1 de 1997 não foi visitar o túmulo do brasileiro tricampeão? Sim, foi. Mas ele foi apenas um entre as dezenas de pilotos que lá foram prestar homenagem a Senna. Inclusive, pode-se dizer que a ideia não partiu de Villeneuve, e que as homenagens foram mais "visíveis" por parte dos outros integrantes da 'Top Race' --categoria da qual o canadense agora faz parte.

Ok, mas o que "tudo isso" tem a ver com o "Hermanos & Brazucas"?

Ah, sim. A "Top Race" é uma categoria argentina, com 98% dos integrantes nascidos no país.

Um comentário:

  1. Quero ver os "brazilei" no túmulo do Fangio...

    E a grobo mentirosa como sempre...

    ResponderExcluir