segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Raça X Nacionalidade (7)

Na manhã de ontem, foi confirmada a morte de Mercedes Sosa. A cantora, de pele clara e longos cabelos pretos, era conhecida como "La Negra" --confirmando o que dissemos em alguns posts anteriores--, ela foi uma das maiores cantoras da América Latina em todos os tempos, e é também um dos emblemas argentinos.

Mercedes Sosa era conhecida como "La Negra"

Comentando com as pessoas, hoje, pouquíssimos sabiam de quem eu falava. Nisso, não vejo um grande problema, uma vez que também quase ninguém sabia quem era Edu Lobo quando falei com tristeza sobre o internamento do cantor (2004).

Mas é interessante notar como a cultura argentina tem pouquíssima difusão no Brasil. Aqui, vivemos reclamando que a "imagem" nossa que é vendida no exterior é sempre a dupla "carnaval & futebol". E ficamos (com razão) chateados com isso.

No entanto, nos limitamos a crer que a Argentina é, só e unicamente, a tragédia do tango e a idolatria por Maradona. Não, não é.

Um comentário:

  1. Grande Mercedes! Sentiremos falta da emoção que ela colocava nas canções. Grande ARGENTINA!

    Uma bela música, assiste Brasil! Assiste! Uma das maiores cantoras dizendo "verde Brasil", uma grande lição, hein? Aprendam! Pena que genios como ela estão nos deixando.

    Aprendam! Essa é a diferença.

    Sobre "negro", engole essa zé povo!

    ResponderExcluir