quarta-feira, 22 de julho de 2009

Sobre o porquê desse blog...


Esse ano, no dia 1º de abril, a seleção de futebol da Argentina enfrentou a boliviana em La Paz, e sofreu uma derrota por 6 a 1. A maior da história da seleção portenha.

A reação, no Brasil, foi imediata: satisfação completa (parecia o hexacampeonato mundial). Desde os jogadores da seleção brasileira, como Kaká, que dizia à imprensa - com o famoso sorriso de canto de boca - "Ué, vocês não vivem dizendo que a [seleção] Argentina é boa?...", até o cidadão comum que, menos polido que Kaká, solta gritos de "se f...", "bando de metidos", e lá vai pedrada.

Um caso raro, que tentou desafinar a "banda dos contentes", foi o do jornalista José Trajano, diretor da ESPN Brasil. Em seu blog, Trajano deixou esse depoimento em vídeo. Quem se interessar, veja o vídeo e leia os comentários preconceituosos de muitos leitores, normalmente mandando José Trajano "se mudar pra lá".

Uma declaração lúcida e que vem a rebater a xenofobia mascarada que acontece no Brasil. Sim, xenofobia. E o futebol é a máscara utilizada.

to be continued...

Um comentário:

  1. Genial esse blog, e eu sou dos que ama a Argentina.

    Como diria Belchior em "a palo seco":

    "Um tango Argentino me cai bem melhor que um blues..."

    abraços

    ResponderExcluir